A Lei 10.826, em vigor desde 2003 proíbe que civis tenham o porte de arma ou que os indivíduos andem nas ruas armados. A Lei, conhecida também como Estatuto do desarmamento tornou mais difícil para o cidadão ter acesso ao porte de arma e estimulou a população a se desarmar.
O mais importante, o legislador não prevê no Estatuto: desarmar o espírito humano. O Estatuto não impediu que durante a madrugada de hoje (03), um trágico fato marcasse a família dos goianos, em Araputanga. Um de seus membros, o Sr. Valdivino Cândido da Silva, de 40 anos, começou, por volta de 03h30min uma discussão com Acir Ramos do Nascimento que momentos depois desferira contra Valdivino uma facada fatal no abdome.
Populares comentam que a discussão ocorreu próximo do cruzamentos das avenidas Sebastião Francisco de Almeida com a Av. deputado Aldo Ribeiro Borges, praticamente em frente ao posto de combustíveis, porque Silva acusava Nascimento de portar a chave de um veículo parati bege placas BMR 2082, ano e modelo 1990. Silva estaria acusando Nascimento de roubar a chave do veículo. Atingido mortalmente Silva ainda caminhou cerca de cinqüenta metros e morreu dentro do estabelecimento comercial denominado Conveniência na esquina das duas Avenidas. A acusação de roubo da chave, teria sido o fútil motivo para o assassinato.
A reportagem da Folha de Araputanga compareceu ao local e acompanhou o trabalho dos peritos, por volta das 07h00min. A faca, objeto com o qual Silva foi assassinado foi encontrada jogada em um lote, depois de um restaurante nas proximidades. A informação é que o acusado pelo assassinato, que já está detido na Polícia Civil, reside em uma kitnet na saída de Araputanga. Membros da Polícia Civil e Soldados da Polícia Militar faziam a segurança do local.
A perícia levou o corpo para Cáceres-MT. Um irmão da vítima acompanhou os trabalhos no local e lamentavou a perda de Silva.
MÚSICO
Silva era membro de uma família de seis irmãos. Com sua morte, quatro irmãos permanecem no município de Araputanga e um, em S.J.IV Marcos. Silva era muito conhecido. Ele tocava instrumento musical no grupo dos Goianos. Esse grupo canta música raiz nas diversas festas que ocorrem na região. Consta que ele foi integrante, também, do grupo Kerigma, na década de 1990, na Igreja Católica.
Conhecidos da família informaram que Silva passou uma temporada de quase quatro anos nos E.U.A. Ao voltar para Araputanga adquiriu um sítio no Assentamento Che Guevara, onde trabalhava.
Estas informações são extra-oficiais. Por volta de 07h30 minutos, em busca do Boletim de Ocorrências, a Folha de Araputanga compareceu à Polícia Civil, onde Nascimento está detido. Porém, o B.O. que ainda não estava pronto, estava sendo confeccionado na Polícia Militar